Seguidores

18 de abr. de 2010

Como gerar uma receita qualquer

Quando começamos a aprender o tricô, a nossa maior vontade é saber fazer uma blusa em qualquer tamnaho, sem erro. O que fazer?
Primeiro, precisamos saber as medidas da blusa.
Quais são?
Largura da blusa, altura total da blusa, quanto queremos de barra( a parte sanfonada de baixo da blusa e dos punhos da manga, para melhor ajuste), a largura dos ombros e a altura das cavas.
Ou pegamos uma blusa similar, mesmo que seja em tecido, ou tiramos nós mesmas as medidas.
Depois de tiradas as medidas, temos que escolher a lã e utilizar as ag que sejam compatíveis com a grossura da lã,senão o trabalho não fica bom.
Fazemos então uma pequena amostra, que pode ser em p tricô, ou se vamos usar um ponto trabalhado, usamos este ponto.Isto serve para sabermos se o nosso ponto é frouxo ou não, quando vamos usar uma receita já pronta, ou para calcular os pontos necessários para a nossa receita.
Digamos que nossa blusa tenha 25cm de largura e precisamos saber quantos pontos vamos colocar nas ag 4, e lã Família, por exemplo.
Façamos uma amostra: montamos um número de pontos, por exemplo,20p e tricotamos algumas carr, por exemplo, até medir uns 5cm de altura.
Então medidos ou contamos quantos pontos são necessários para se ter 5cm.
Anotamos o número de carr e o número de pontos.
Então teremos: para 5cm de largura e 5cm de altura temos x pontos e x carreiras.
Depois é só fazer uma regra de três muito simples: se para 5cm de largura eu preciso de 20p ,por exemplo, quantos pontos eu precisarei para 25cm?Simples: 25cm não é 5 vezes 5cm?Então, nesse caso vou precisar de 5 vezes 20p ou seja 100p.Não é simples o raciocínio? Faço o mesmo raciocínio para o número de carreiras.
Anoto tudo e já posso começar a minha receita, sempre calculando as carr e os pontos de acordo com a minha amostra, que é a minha maneira de tricotar: ou muito justo, ou muito frouxo, etc.....
Espero que esta explicação sirva para ajudar nossas queridas tricoteiras.......

Nenhum comentário: